top of page

INTERPRETAÇÃO DE MAPA - análise familiar.

Atualizado: 7 de jul.


ree

Vamos ver como funciona uma análise familiar, a partir do mapa de exemplo acima?

Por que uma análise familiar seria tão interessante numa leitura astrológica, já se perguntaram? Nossos pais são os nosso primeiros modelos de referência, não seria natural que herdemos alguns comportamentos e pensamentos dessa convivência familiar, por exemplo, nos nossos valores ou relacionamentos afetivos? E, se uma pessoa, em leitura astrológica, descobre condições que não havia notado sobre si, por que ela não descobriria heranças de comportamento da sua vivência com seus pais, que são outras pessoas? Traremos essas reflexões aqui a partir do mapa acima.


Sol é pai, Lua é mãe?

No caso do mapa acima, se trata de uma pessoa cujos pais são divorciados. Nesse caso, seria muito importante perguntar quando o fato aconteceu. Entre milhares de modelos familiares, existem aqueles que tem participação dos progenitores. Tem aqueles que não conhece um deles, assim como aqueles que não conhecem qualquer um deles. Se falarmos numa linguagem de "Sol pai, Lua mãe", existem progenitores que exercem tanto a função Solar quanto a função Lunar. Para conhecer a condição da uma pessoa, existe a responsabilidade, e a humanidade do astrólogo ao trocar com o cliente, a fim de compreender e interpretar sua realidade. No caso do mapa em questão, se trata de uma pessoa que teve participação ativa dos progenitores durante a vida, e isso tem completa relevância na interpretação do mapa.


Vamos falar sobre dinâmica familiar?

Pelas própias palavras do cliente, a figura paterna ilustrava um "virginiano chato, crítico". Pensando no modelo Sol, pai, Lua, mãe, no qual o Sol está em Libra e a Lua em Virgem, o mapa corresponderia a realidade?

Através de uma conversa, descobrimos que a figura materna, a Lua em Virgem, oposta ao Marte, Saturno e Urano seria a pessoa que brigava, cobrava, criticava. A figura paterna, um Sol em Libra conjunto Mercúrio seria aquele que conversada, ensinava, trocava. Então por que "acabou sobrando para o pai"?

O Sol Em Libra encontra-se numa debilidade chamada "queda", ou seja, o Sol não se identifica com os assuntos de Libra, o que pode trazer uma insatisfação para a pessoa. Além disso, o Sol está em quadratura ao ascendente, representante da pessoa, o que gera uma tensão que afeta sua identificação em relação à figura paterna. Na prática, as tensões em relação à mãe seriam entendidas como uma mãe que cuida, participa, acolhe, enquanto poderia haver mais distanciamento em relação ao pai. Mas uma diferença bastante sutil.


O que está além da relação entre filho e pais?

A partir da leitura da relação com os pais, podemos falar do núcleo familiar em si, como heranças do passado, a família de origem, para o futuro, a família de destino.

Primeiro, percebemos a presença de Plutão na casa 4, representante de tais questões. Família, para essa pessoa, é, sim, um assunto de algumas turbulências, provocações e crises. Mas não podemos esquecer que, o que Plutão toca, é um assunto para a pessoa desenvolver o empoderamento, a resiliência, a metamorfose. No casa, pode conferir à pessoa a habilidade de superar crises e dificuldades familiares ou ter essa expressão de obstinação na própria persona, como uma herança ancestral.

Além disso, percebemos que Marte, representante da casa 4, está em Áries, signo que lhe confere satisfação e conforto. Por conta de assuntos familiares e heranças, a pessoa adquire coragem e iniciativa para resolver questões, empreender, agir, como se problema algum bloqueasse seus caminhos. Com um Marte em harmonia à Júpiter, sua ação, com confiança, pode sim ser um caminho de prosperidade. Desde que tome cuidado com a dureza de suas ações e com seus impulsos mais agressivos, a fim de evitar precipitações, conflitos e acidentes.


O que é essencial numa leitura familiar?

Diferente das crenças das pessoas, a referência de um astrólogo não é a clarividência, a "bola de cristal". Essa é uma consciência importante quando estamos lidando com a origem de uma pessoa através de uma ferramenta celeste de inúmeras possibilidades. Por isso, a humildade da interação na leitura é muito importante para dar o direcionamento correto da interpretação familiar e, no final das contas, é o que dá o toque de empatia nesse assunto tão sensível e importante.


Se interessou por uma leitura de mapa astral?

Clique no link abaixo:


Comentários


Horita Astrologia. Orgulhosamente criado com wix

  • Ícone do Instagram Branco
bottom of page