ASTRONOMIA OU ASTROLOGIA?
- Mauricio Horita
- 31 de out. de 2024
- 1 min de leitura

O dia é claro, a noite é escura.
Essa é uma afirmação astronômica ou astrológica?
Essa é uma pergunta extremamente relevante, pois é uma das primeiras percepções celestes na origem do nosso olhar aos céus. Então voltemos ao tempo quando não se havia distinção entre astronomia e astrologia, quando se fazia ciência observando e entendendo a natureza. A distinção entre claro e escuro era importante tanto na astrologia quanto na astronomia, até no próprio modo de vida do ser humano.
Para a astronomia, talvez seja mais relevante as condições astronômicas. A Terra gira em torno de si, a Terra gira em torno do Sol, que horas o Sol está nascendo, que horas ele está se pondo, entre milhares de outras considerações.
Para a astrologia, principalmente a antiga, a importância da luz solar define algumas condições do mapa de um indivíduo. Cálculo da parte da fortuna, determinação do doador de vida do nativo, coisas que a gente vê, coisas que a gente valoriza, até porque é indiscutível a importância da luz para a gente enxergar as coisas.
Nós, como seres pensantes, precisamos ampliar nosso campo de visão, nos questionar sempre, aprender com o passado, mudar nossa postura para evoluir. Discriminação acontece nas críticas sobre aquilo que não conhecemos, e nem temos interesse sobre conhecer, o que gera segregação, barreiras e intolerância. Reflitam bastante, e com calma, ao se perguntarem se a prática astrológica é valida.
Comments